A formação de professores se constitui em uma das mais relevantes missões da universidade pública, que se concretiza através do ensino, da pesquisa e da extensão, e no debate permanente com diferentes segmentos da sociedade, objetivando ampliar as alternativas de soluções e promover a revitalização do sistema de ensino.
A UERJ participou do Prodocência-2008 com a proposta “Articulando Universidade e a Escola Básica do Leste Fluminense: investigando o estágio docente como política de formação inicial de Professores”, que foi desenvolvida pela Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP). A proposta deste projeto foi investigar as relações entre docência e pesquisa na articulação entre universidade e escola básica, questão bastante presente na academia e na escola, considerada por muitos como uma exigência para o exercício da autonomia e de um trabalho crítico do professor e, por outros, como impossível devido às características e/ou as condições da educação na nossa realidade.
Formação, escola básica e universidade podem constituir práticas experienciais, desde que se proponham ao acompanhamento dos processos em curso. Aquilo que se dá, do modo como acontece. Para além da separação dos territórios da escola básica e da universidade restam em aberto impasses relativos à adequação entre o problema do cotidiano intenso e vivo da formação de alunos e de professores e as exigências da aprendizagem de viver num território que está sempre em movimento. A questão neste contexto movente é como dar visibilidade a processos sem deixá-los escapar por entre os dedos.
Com este desafio à frente, nos deslocamos com a perspectiva de contribuir para a construção de uma política na formação de professores como um permanente território em movimento, levando em conta a investigação dos modos de estágio docente que ganha relevo quando a discussão é a pesquisa na formação e caminhos possíveis de mudanças no trabalho e na vida educacional.
Texto extraído do livro “Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense” organizado pelas professoras Ana Cléa Moreira Ayres, Glaucia Guimarães, Regina Mendes e Rosimeri de Oliveira Dias participantes do Prodocência-UERJ, no período de 2008 a 2010.
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